terça-feira, 23 de janeiro de 2007

 

Raul Pompéia - Notas

Um têrço da felicidade alheia faz-se da nossa desgraça, outro têrço da desgraça dos próprios felizes. existirá efetivamente o último têrço?

Não há imagem que valha se não interpretar um sentimento - como não há período que se salve, se não interpretar uma idéia.

Que importa a inspiração doentia do artista se o resultado é belo? A pérola é a enfermidade de um molusco.

Fausto é um libelo de pessimismo. Goethe o escreveu para mostrar as vaidades do saber humano, desfolhados ao vento com os malmequeres de Margarida. O homem ignora tudo menos o amor.

Há no íntimo de cada espírito um poeta, como há uma bela estátua no âmago de qualquer bloco de mármore. A arte consiste em extrair ao mármore a estátua; ao espírito o poeta.

A arte não desaparecerá nunca: o sexo é o fiador da sua eterna cotação do mundo.

Artisticamente as sátiras dos costumes, as grandes sátiras sociais (Rabellais, Moliére), são imorais porque dão lugar, em última análise, a que se aplaudam os ridículos e vergonhas que as inspiram, sem cuja existência não teriam modelo seus belos quadros.

A vida da espécie não é garantida pelas boas instituições, mas pelos bons amores. As insituições perniciosas se aumentam a mortalidade exacerbam o amor. A idéia da morte é um afrodisíaco poderoso. Observa-se, nas grandes cidades, que as meninas das vizinhanças dos cemitérios são as mais atiradas ao namoro.

ps: Estas notas não foram publicadas em vida do autor. Foram encontradas entre os seus papéis.

Raul Pompéia


Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

Autores

Especiais

Arquivos

janeiro 2007   fevereiro 2007   março 2007   abril 2007   maio 2007   julho 2007   setembro 2007  

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]