Um têrço da felicidade alheia faz-se da nossa desgraça, outro têrço da desgraça dos próprios felizes. existirá efetivamente o último têrço?
Não há imagem que valha se não interpretar um sentimento - como não há período que se salve, se não interpretar uma idéia.
Que importa a inspiração doentia do artista se o resultado é belo? A pérola é a enfermidade de um molusco.
Fausto é um libelo de pessimismo. Goethe o escreveu para mostrar as vaidades do saber humano, desfolhados ao vento com os malmequeres de Margarida. O homem ignora tudo menos o amor.
Há no íntimo de cada espírito um poeta, como há uma bela estátua no âmago de qualquer bloco de mármore. A arte consiste em extrair ao mármore a estátua; ao espírito o poeta.
A arte não desaparecerá nunca: o sexo é o fiador da sua eterna cotação do mundo.
Artisticamente as sátiras dos costumes, as grandes sátiras sociais (Rabellais, Moliére), são imorais porque dão lugar, em última análise, a que se aplaudam os ridículos e vergonhas que as inspiram, sem cuja existência não teriam modelo seus belos quadros.
A vida da espécie não é garantida pelas boas instituições, mas pelos bons amores. As insituições perniciosas se aumentam a mortalidade exacerbam o amor. A idéia da morte é um afrodisíaco poderoso. Observa-se, nas grandes cidades, que as meninas das vizinhanças dos cemitérios são as mais atiradas ao namoro.
ps: Estas notas não foram publicadas em vida do autor. Foram encontradas entre os seus papéis.
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